Ceni perde pênalti, mas São Paulo goleia e volta ao G-4
O São Paulo reassumiu neste domingo um lugar no G-4 do Campeonato Paulista. Jogando em casa pela 18ª rodada da competição, os comandados do técnico Ricardo Gomes derrotaram o Botafogo de Ribeirão Preto por fáceis 5 a 0, em jogo no qual o goleiro Rogério Ceni chegou a perder um pênalti no primeiro tempo.
Pouco ofensivo e muito metódico na primeira etapa, o São Paulo chegou aos 33 pontos e assumiu a quarta colocação - seria a terceira, mas Grêmio Prudente venceu o Bragantino posteriormente neste domingo e foi a 34. O Botafogo, por sua vez, segue com 28 e decretou o fim de suas chances de ir às semifinais, concentrando-se agora na briga por uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e no título de Campeão do Interior.
O jogo começou dando toda a pinta de que terminaria com uma vitória tranquila do São Paulo. Logo aos 11min do primeiro tempo, Dagoberto foi derrubado na área por Walter. O juiz marcou pênalti, e Rogério Ceni foi para a área para cobrar. No entanto, o goleiro arriscou uma paradinha e acabou parado pelo goleiro Weverton, que defendeu.
O goleiro do Botafogo, seguro em campo, ainda evitou o gol são-paulino na cobrança de falta de Hernanes da entrada da área aos 23min. No entanto, com muito toque de bola e poucos chutes a gol, o time de Ricardo Gomes só foi vencer Weverton aos 45min: após boa jogada de Miranda no ataque, Marlos recebeu na área e tocou na saída do camisa 1.
Mas o que o jogo teve de calmo no primeiro tempo, teve de rápido no segundo. Após duas boas chances, o São Paulo fez 2 a 0 com Hernanes, que aproveitou a jogada individual de Marlos pela esquerda e apenas apareceu na área para completar aos 14min.
De quebra, marcou duas vezes na sequência. Primeiro aos 23min, em escanteio que Jorge Wagner cobrou pela esquerda que terminou com o chute de primeira de Rodrigo Souto. Depois, aos 24min, em jogada que começou com Fernandinho, passou por Dagoberto e terminou no forte chute de Júnior César na área.
Aos 38min, para selar de vez a vitória, Jorge Wagner recebeu no meio e acionou Hernanes. Ele driblou o zagueiro e bateu forte na saída de Weverton, marcando o quinto gol são-paulino e seu segundo na partida.
Com a vitória na conta, o São Paulo volta a entrar em campo na quarta-feira, quando enfrenta o Santo André em São José do Rio Preto, no Estádio Teixeirão, às 21h50 (de Brasília). Simultaneamente, o Botafogo recebe o Monte Azul no Estádio Santa Cruz.
FICHA TÉCNICA
São Paulo 5 x 0 Botafogo-SP
Gols
São Paulo: Marlos, aos 45min do primeiro tempo; Hernanes, aos 14min e 38min; Rodrigo Souto, aos 23min; e Júnior César, aos 24min do segundo tempo
Ponto Forte do São Paulo
Criticado pela lentidão nos últimos jogos, o meio de campo do time fez um segundo tempo primoroso
Ponto Forte do Botafogo-SP
Weverton, que defendeu pênalti e não teve culpa nos gols
Ponto Fraco do São Paulo
Rogério Ceni, que foi pouco exigido e ainda perdeu a chance de marcar em pênalti
Ponto Fraco do Botafogo-SP
A defesa esteve desatenta ao longo de toda a partida
Personagem do jogo
Weverton, herói do primeiro tempo e coadjuvante do segundo
Lance polêmico
Aos 42min do primeiro tempo, Marlos foi derrubado na área por Augusto Recife, mas o árbitro mandou seguir.
Esquema Tático do São Paulo
4-4-2
Rogério Ceni; Jean, Alex Silva (Renato Silva), Miranda e Júnior César; Rodrigo Souto, Hernanes, Jorge Wagner (Carlinhos Paraíba) e Marlos; Dagoberto (Marcelinho Paraíba) e Fernandinho. Técnico: Ricardo Gomes
Esquema Tático do Botafogo-SP
4-4-2
Weverton; Jonas, Walter, Leandro Amaro e Andrezinho; Augusto Recife, Rodrigo Pontes, Vinícius (Xuxa) e João Henrique (Washington); André Neles (Bruno) e Adriano. Técnico: José Galli Neto
Cartões Amarelos
São Paulo: Júnior César e Alex Silva
Botafogo-SP: Jonas e Augusto Recife
Árbitro
Paulo César de Oliveira
Local
Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
—————