No fim, Corinthians vence Ituano mas segue fora do G-4
O Corinthians pressionou, mas só conseguiu os gols que garantiram a vitória no fim da partida contra o Ituano, neste domingo, em São José do Rio Preto. Jucilei e Ronaldo marcaram aos 35min e 39min do segundo tempo e garantiram a placar por 2 a 0.
A vitória deu esperanças para o Corinthians terminar a penúltima rodada no G-4, mas o Grêmio Prudente venceu de virada o Bragantino por 3 a 2 e segue na terceira colocação do Paulista. Se sonha ainda disputar o bicampeonato do Paulista, o Corinthians precisará não só da vitória sobre o Rio Claro, na quarta-feira, como também que São Paulo ou Grêmio Prudente pelo menos empatem seus jogos.
Apesar do mando de campo do Ituano, a maioria da torcida no Estádio Teixeirão era corintiana. A equipe do interior paulista ameaçou primeiro, aos 3min, quando o veterano Juninho Paulista bateu forte para a defesa de Rafael Santos. Quatro minutos depois, chegada ainda mais perigosa: Roberto Carlos falhou no corte de cabeça e deixou a bola de graça para Welton, mas o centroavante bateu em cima do goleiro e perdeu.
O Corinthians respondeu no lance seguinte, quando Ronaldo invadiu a área e tentou passar pelo goleiro Éder, mas perdeu a bola para o camisa 1. O time alvinegro tinha mais posse de bola, mas a partida era equilibrada. Sob um forte calor, as equipes não apostavam muito na velocidade. Elias e Ronaldo tentaram chutes de fora da área, mas sem perigo.
Aos 21min, Roberto Carlos cruzou da esquerda, a defesa ficou olhando e Moacir entrou sozinho, mas desviou por cima do gol. Depois, foi a vez de Ralf chutar para fora. O Corinthians crescia na partida e ameaçava abrir o placar. Aos 30min, Welton fez jogada individual e chutou de longe, mas Rafael Santos segurou firme.
O Ituano voltou a assustar três minutos depois. Alessandro cruzou da esquerda e Jean Pablo desviou de primeira; o goleiro corintiano ficou parado e a bola passou perto da trave. No lance seguinte, Ronaldo recebeu na frente dos zagueiros e completou para o gol, mas o assistente já levantava a bandeira marcando impedimento do camisa 9.
Pouco depois, Moacir sentiu lesão e foi substituído por Tcheco, deslocando Jucilei para a lateral direita. Aos 42min, quase Ronaldo abriu o placar: Roberto Carlos chutou de longe e Éder soltou nos pés de atacante, mas se recuperou a tempo para defender. O primeiro tempo terminou mesmo sem gols.
Logo no primeiro minuto da segunda etapa, Chicão perdeu gol quase em cima da linha após cobrança fechada de escanteio de Tcheco. O Corinthians passou a rondar a área do Ituano, mas sem encontrar espaços. Aos 8min, Ronaldo bateu de fora da área, por cima do travessão. Com 22min, foi a vez de Roberto Carlos acertar lindo chute de longa distância, mas Éder pulou e espalmou pra escanteio.
O goleiro da equipe de Itu ia segurando os ataques corintianos. Aos 27min, Roberto Carlos soltou outra bomba, mas Éder socou para longe. Dois minutos depois, o lateral esquerdo voltou a chutar para boa defesa do camisa 1; na sequência, Ronaldo desviou cruzamento de cabeça e Éder segurou.
O Corinthians só foi vazar o Ituano aos 35min. Iarley recebeu cruzamento e escorou de cabeça para o meio da área, onde Jucilei se antecipou ao goleiro e fez de cabeça. Quatro minutos depois, Ronaldo ampliou: após lambança da defesa com Éder, Tcheco aproveitou e tocou para o atacante rolar para o gol vazio.
FICHA TÉCNICA
Ituano 0 x 2 Corinthians
Gols
Corinthians: Jucilei, aos 35min, e Ronaldo, aos 39min do 2º tempo
Ponto Forte do Ituano
Goleiro Éder, que segurou os ataques do Corinthians até os 35min do segundo tempo
Ponto Forte do Corinthians
Domínio da posse de bola e paciência para encontrar espaços
Ponto Fraco do Ituano
Poucas chegadas à frente e erros bobos de finalização
Ponto Fraco do Corinthians
Falta de velocidade nas jogadas ofensivas
Personagem do jogo
Éder, que evitou uma derrota por placar mais elástico, mas vacilou no lance do gol de Ronaldo
Esquema Tático do Ituano
3-5-2
Éder; Jean Pablo, João Leonardo (Cássio) e Rodrigão; Rissut (Marcel), Alemão, Sandro (Daniel), Juninho Paulista e Alessandro; Simão e Welton. Técnico: Doriva
Esquema Tático do Corinthians
4-4-2
Rafael Santos; Moacir (Tcheco), Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias (Defederico) e Danilo (Iarley); Jorge Henrique e Ronaldo. Técnico: Mano Menezes
Cartões amarelos
Ituano: Cássio
Corinthians: Alessandro, Jorge Henrique e Chicão
Árbitro
Claudinei Forati Silva
Local
Estádio Teixeirão, São José do Rio Preto (SP)
—————