Robinho volta com gol e líder Santos bate São Caetano no ABC
Já garantido na liderança da primeira fase do Campeonato Paulista, o Santos venceu mais uma neste domingo. No retorno de Robinho após quatro partidas lesionado, a equipe visitou o São Caetano no Estádio Anacleto Campanella e ganhou por 3 a 1. Após um primeiro tempo que terminou empatado com dois gols de Hugo (um deles, contra), Neymar e o camisa 7 definiram o 18º triunfo santista na competição.
Com a vitória, o time chegou a 44 pontos, sete a mais que o segundo colocado Santo André. Já o São Caetano se manteve no meio da tabela, com 27.
O Santos abriu o placar logo aos 2min, contando com a colaboração do atacante Hugo, do São Caetano. Marquinhos fez levantamento na área em cobrança de falta e o jogador do time do ABC desviou mal de cabeça, jogando contra a própria meta. Na frente no placar, o Santos passou a pressionar a saída de bola adversária e chegar bem ao ataque.
Aos 7min, Marquinhos voltou a bater falta - desta vez, direto para o gol - mas o goleiro Luiz espalmou por cima do travessão. Pouco depois, Edu Dracena pegou sobra de escanteio e chutou na rede pelo lado de fora. Aos 13min, nova cobrança de tiro livre de Marquinhos, que raspou o poste superior.
A partida ficou mais truncada depois do bom início santista. Aos 18min, Hugo girou em cima da marcação, mas chutou nas mãos de Felipe. Aos 22min, Robinho apareceu em chute da entrada da área, que Luiz espalmou para o meio. No rebote, André bateu prensado e acertou a trave.
Robinho e Neymar tabelaram aos 24min, mas a finalização do camisa 7 passou à direita. O Santos tinha maior volume de jogo e voltou a chegar com Marquinhos, dois minutos depois, mas o chute forte do meia foi defendido pelo goleiro.
Após mais tentativas de Robinho e André, o Santos cedeu o empate aos 38min. Hugo se redimiu aproveitando falha do lateral Pará, que saiu jogando errado. O atacante pegou a sobra na área e concluiu bem, no canto esquerdo de Felipe. A virada quase veio aos 43min, quando Wanderley avançou pela direita e trouxe para o meio, mas chutou mal.
O time de Dorival Júnior voltou do intervalo a todo vapor, com Neymar comandando as jogadas ofensivas, mas o São Caetano assustou aos 6min. Após cruzamento da esquerda que passou por toda a área santista, Wanderley acertou uma bomba no travessão. Aos 8min, Marquinhos deu lindo passe para Neymar, que dominou no peito e bateu bem na saída do goleiro, mas o gol foi incorretamente anulado por impedimento.
Aos 20min,Wanderley fez boa jogada individual e chutou da entrada da área, mas Felipe fez ótima defesa. Na sobra, Fernandes foi pego em posição irregular. O Santos aproveitou e chegou ao segundo gol aos 22min: André cruzou da direita e Neymar apareceu na segunda trave, livre de marcação, para mergulhar e cabecear para as redes.
O time seguiu no ataque em busca do terceiro gol, que quase veio aos 25min, com André, que cabeceou cruzamento de Wesley por cima do travessão. Aos 32min, o time da casa respondeu com cabeçada firme de Everton Ribeiro, bem defendida por Felipe.
Dois minutos depois, não teve jeito: Arouca deu lindo passe para Robinho, que saiu na cara do gol, esperou Luiz cair e tocou no canto para aumentar a vantagem. O Santos ainda perdeu o experiente lateral Léo, expulso nos acréscimos por reclamar da arbitragem.
FICHA TÉCNICA
São Caetano 1 x 3 Santos
Gols
São Caetano: Hugo, aos 38min do 1º tempo
Santos: Hugo (contra), aos 2min do 1º tempo; Neymar, aos 22min, e Robinho, aos 34min do 2º tempo
Ponto Forte do São Caetano
Chegadas perigosas no contra-ataque, principalmente com Wanderley
Ponto Forte do Santos
Movimentação ofensiva e posse de bola para fazer o resultado
Ponto Fraco do São Caetano
Espaços cedidos ao ataque santista, que fez dois gols sem marcação
Ponto Fraco do Santos
Ritmo lento no primeiro tempo, que terminou empatado
Personagem do jogo
Robinho, que não teve grande atuação, mas marcou em seu retorno à equipe
Lance polêmico
Gol mal anulado de Neymar no segundo tempo; o atacante estava em condição legal após o passe de Marquinhos
Esquema Tático do São Caetano
3-5-2
Luiz; Moradei, Anderson Marques e Marcelo Batatais; Romário, Jairo, Lucas, Fernandes e Everton Ribeiro (Luciano Mandí); Hugo (Eduardo) e Wanderley (Fábio). Técnico: Roberto Fonseca
Esquema Tático do Santos
4-3-3
Felipe; Pará (Rodriguinho), Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Wesley e Marquinhos; Neymar (Maikon Leite), André e Robinho (Zé Eduardo). Técnico: Dorival Júnior
Cartões amarelos
São Caetano: Lucas, Marcelo Batatais e Jairo
Santos: Léo, Pará e Rodriguinho
Cartões vermelhos
Santos: Léo
Árbitro
Guilherme Cereta de Lima
Local
Estádio Anacleto Campanella, São Caetano do Sul (SP)
—————